Nosso objetivo é analisar um dos componentes da ordem espontânea1 do sistema de povoamento de Mato Grosso, o mercado de trabalho. Busca-se avaliar o comportamento evolutivo deste elemento em municípios selecionados, relacionando-o com a posição que a cidade ocupa na hierarquia urbana.
Apesar da pesquisa ter englobado toda a região Amazônica, optamos por restringir nosso enfoque ao estado do Mato Grosso. Outros trabalhos do mesmo grupo de pesquisa (Araruna, 2000; Tetéo, 2000) enfocaram os estados do Pará e do Amazonas, respectivamente.
Apesar do estado de Mato Grosso pertencer à Amazônia Legal2, apresenta uma dinâmica evolutiva bem diferente dos demais estados. Já é comum a elaboração de estudos que se referem à Amazônia apenas como a parte correspondente a Região Norte, a economia da soja sendo um fator de bifurcação na evolução do sistema de povoamento amazônico (Machado, 1996: 843 e ss). As diferenças se estendem desde as características físicas até as socioeconômicas.
Oliveira, T. S. 2003. Urbanização e Mercado de Trabalho: Hierarquia urbana, diversificação de atividades e nível de estabilidade do emprego formal em Mato Grosso. Monografia (Graduação em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.