A tese focaliza as possibilidades da integração regional amazônica na procura do desenvolvimento sustentável. Tem como objetivo de estudo a região amazônica compartilhada pelo Peru e Brasil. Seu objetivo é o de trazer uma nova compreensão do processo de integração regional como mecanismo mais adequado para alcançar o desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia.
Parte da problematização do contexto amazônico contemporâneo, para chegar à discussão das propostas de integração das infra-estruturas na região. O percurso que vincula um ponto ao outro passa continuadamente, tanto pela definição dos fundamentos teóricos das propostas em si – integração, regionalização e desenvolvimento sustentável – quanto pelo diagnóstico das realidades amazônicas peruana e brasileira.
Conclui mostrando as possibilidades de uma nova perspectiva do espaço amazônico, visando o desenvolvimento sustentável. Isso, através da proposta de uma nova regionalização amazônica, que perpassa as fronteiras nacionais, e cuja metodologia, salvo certas nuanças, seria possível de implementar no conjunto de países amazônicos.
Chiarella Quinhões, J. A. R. 2002. Integração regional para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Sul-Americana. Tese (Doutorado em Geografia) – Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.