O artigo faz uma análise da atual transição de governos no Brasil e na Colômbia com ênfase em três aspectos: 1) o papel da política externa sul-americana e das relações entre Brasil-Colômbia no debate eleitoral brasileiro; 2) a cooperação Brasil-Colômbia em assuntos de segurança e defesa durante os governos Lula e Uribe (2003-2010) e 3) algumas hipóteses sobre o papel do Brasil no comércio exterior e nas relações políticas entre Colômbia e Venezuela.

A política externa não costuma ser um assunto central nas campanhas presidenciais do Brasil e nesta eleição não tem sido diferente. Porém, alguns temas relacionados à relação do Brasil e com os demais países da América do Sul conseguem um destaque na imprensa, na opinião pública e nas campanhas dos candidatos. É o caso da segurança nas fronteiras, do papel do Brasil no combate às drogas e do conflito colombiano.

[Link]

Monteiro, L. C. R. 2010. Transições de governo na Colômbia e no Brasil: tendências e hipóteses sobre política externa e segurança regional na América do Sul. Revista Eletrônica Boletim do Tempo Presente (UFRJ), Ano 5, N. 31.  [ISSN 1981-3384]