Este trabalho se insere no subprojeto “O legal e o ilegal na geografia da fronteira Brasil-Paraguai”, vinculado à linha de pesquisa “Geografia das Drogas Ilícitas e sistema financeiro mundial” desenvolvida no Grupo RETIS/UFRJ. O objetivo principal do trabalho é focalizar as relações transfronteiriças entre Brasil e Paraguai no que se refere ao tráfico de ilícitos e seus efeitos territoriais. Três aspectos são discutidos: o papel da situação geográfica do Paraguai no contexto das redes sul-americanas de tráfico de drogas ilícitas; a relação entre atividades legais e ilegais nas regiões de fronteira; o terceiro aspecto trata da falência dos atuais sistemas de controle sobre atividades ilícitas que levou, recentemente, o Paraguai a declarar estado de exceção no território oriental do país.
O quadro conceitual geral é constituído pelos conceitos de território, territorialidade, rede e interações espaciais, comprovados em trabalhos anteriores realizados pela orientadora. A ambigüidade entre o legal e o ilegal, que não se restringe a fronteira internacional estimulou a introdução na metodologia da pesquisa da questão do Direito e seus efeitos territoriais.
Dados sobre o trafico de drogas como também do contrabando e do descaminho são difíceis de serem conferidos. Apesar dessa dificuldade para o mapeamento das rotas de tráfico se utiliza o registro das apreensões realizadas por diversos grupos policiais tanto no Brasil como no Paraguai, em colaboração com a Secretaria Anti-Drogas da província de Misiones (Arg). Dados obtidos em trabalho de campo e um modelo simples de descrição da funcionalidade de aspectos geográficos para os grupos que exploram o tráfico de ilícitos desenvolvido no Grupo RETIS servem de base para estimar a relação entre atividades legais e ilegais na zona de fronteira. Finalmente, o terceiro aspecto se fundamenta na discussão sobre o legal e o ilegal no mundo contemporâneo.
Pires, D. L. I. 2010. Ilegalidades e relações transfronteiriças: o caso do tráfico de drogas ilícitas na fronteira entre o Paraguai e o Brasil. Anais da XXXII Jornada Interna de Iniciação Científica da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ.