Neste artigo faço um resgate histórico da formação das cidades gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero, situadas na Fronteira Brasil-Paraguai. A análise concentra-se nas interações espaciais verificadas nessas cidades em que o limite entre o lícito e o ilícito se apresenta de forma tênue. Na primeira seção abordo a ocupação territorial destas cidades como decorrência das (Leia mais…)
Esta dissertação analisa os principais fatores de tensão na Fronteira Brasil-Paraguai desde o período colonial até a atualidade. A hipótese da pesquisa é que a tensão fronteiriça entre os dois países transita gradativamente da idéia de separação para a idéia de interpenetração, tendo como fatores centrais o conflito pelo uso das águas e a ambigüidade (Leia mais…)
Este estudo parte de uma revisão do conceito de fronteira no intuito de fornecer um modelo explicativo para os efeitos espaciais decorrentes das interações espaciais entre “cidades gêmeas”, as quais correspondem à ocorrência simétrica (aos pares) de núcleos urbanos sobre a linha de fronteira entre os Estados Nacionais. A ênfase nos fenômenos interativos apresenta-se como (Leia mais…)
Este trabalho parte do questionamento sobre como têm se situado as cidades-gêmeas Ponta Porã-Pedro Juan Caballero e Foz do Iguaçu-Ciudad del Este diante das des-articulações regionais sul-americanas. Para tratar desta questão priorizo as dinâmicas espaciais de natureza política e econômica, atentando especialmente para as redes de transportes e estruturas produtivas. Parto da hipótese de que (Leia mais…)
O Lago de Itaipu é o principal fator que favorece o desenvolvimento do tráfico de drogas na fronteira entre Brasil e Paraguai, cuja relevante extensão dificulta a fiscalização de órgãos oficiais. Nesse sentido, esta dissertação tem por objetivo central analisar o fluxo do tráfico de drogas ilícitas na fronteira entre Brasil e Paraguai – são consideradas, especificamente, o tráfico (Leia mais…)