Este trabalho procura compreender os efeitos territoriais das interações transfronteiriças na zona de fronteira Acre (Brasil) – Madre de Dios, Ucayali (Peru). Especificamente, analisamos a influência da gestão territorial, na forma de assimetrias e singularidades decorrentes do contato entre institucionalidades diversas, para o acirramento ou minimização de conflitos sócio-ambientais na região. A partir de um levantamento preliminar os povos (Leia mais…)
Os conflitos socioambientais passaram a ter destaque na fronteira Brasil-Peru nas últimas décadas abarcando os recursos naturais, as coletividades em torno desses bens e as formas de inter-relacionamento com o território. Nossa atenção na zona de fronteira internacional foi dedicada às unidades de conservação e terras indígenas acreanas que estão contíguas às áreas naturales protegidas, (Leia mais…)
Oliveira, C. R.; Machado, L. O. 2007. Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira do Estado do Acre com o Peru. In: 59ª Reunião Anual da SBPC. São Paulo: SBPC/UFPA.
Linha de Pesquisa:
Limites e Fronteiras InternacionaisCategoria:
EventosRecortes Espaciais:
Acre,
Amazônia Brasileira,
Amazônia Peruana,
Arco Norte,
UcayaliÍndice de Autor(es):
Camilla da Rocha Oliveira,
Lia Osorio MachadoTemas:
Faixa de fronteira, Fronteiras, Gestão territorial, Interações transfronteiriças, Povos indígenas, Terras indígenas, Zona de fronteira
Oliveira, C. R. 2006. Estudos de Caso das Interações Transfronteiriças na Fronteira Internacional Norte do Brasil. In: Anais da XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ/CNPq.
Linha de Pesquisa:
Limites e Fronteiras Internacionais,
Redes, Território e Governo Local na AmazôniaCategoria:
Jornadas de Iniciação CientíficaRecortes Espaciais:
Acre,
Amazônia Brasileira,
Amazônia Peruana,
Arco Norte,
UcayaliÍndice de Autor(es):
Camilla da Rocha OliveiraTemas:
Faixa de fronteira, Fronteiras, Gestão territorial, Interações transfronteiriças, Povos indígenas, Terras indígenas, Zona de fronteira
O primeiro propósito deste artigo é analisar algumas das interações espaciais na zona de fronteira que compartem Brasil, Peru e Bolívia, no momento em que se finaliza a construção da Rodovia Transoceânica que conecta o Brasil e a Bolívia ao litoral do Pacífico no Peru. O segundo propósito é sugerir que a abordagem da geopolítica clássica centrada em grandes espaços (nacionais, subcontinental, continentais) e iniciativas governamentais (Leia mais…)