O tráfico ilícito de drogas é um tema bastante complexo e só será possível fazer aqui uma breve discussão a respeito. O foco é a Bacia Amazônica Sul-americana e a produção e trafico de coca – cocaína, responsável pela formação de um espaço em rede que integra a parte brasileira aos outros países drenados pela (Leia mais…)
A difusão global de doenças como a Aids e outras doenças emergentes vem preocupando cientistas e autoridades sanitárias internacionais . Dentre as principais causas deste fenômeno destacam-se: o aumento do volume, amplitude e velocidade dos fluxos de pessoas e mercadorias, e as significativas alterações ambientais (mudanças no clima, destruição dos ecossistemas e perda da biodiversidade, (Leia mais…)
Informações sobre o espaço geográfico são difundidas para o grande público através de veículos distintos. Há bastante tempo sabe-se que não são apenas as aulas de geografia e nossas experiências diretas que influenciam a construção de imagens mentais sobre o espaço. Através de jornais, revistas, televisores e computadores o público recebe uma grande quantidade de (Leia mais…)
A fronteira dos Estados nacionais e as regiões de fronteira são únicas. Requerem estudos localizados que dêem conta da enorme variedade de seus usos e significados simbólicos e da diversidade de características e relações geográficas. A multiplicação de casos empíricos e comparativos, no entanto, não é suficiente. Embora não exista até hoje uma ‘teoria de (Leia mais…)
Alguns motivos justificam a opção de tomar o conflito colombiano como ponto de partida para entender as atuais dinâmicas de segurança e insegurança na Amazônia sul-americana. Em primeiro lugar, o tráfico de drogas e suas conexões têm sido um dos principais temas a mobilizar as relações internacionais no âmbito regional andino-amazônico, principalmente no que se refere (Leia mais…)
The drug problem and the recycling of profits derived from the drug trade and correlated activities is a truly complex problem, involving a complex set of interactions played out in different albeit connected scales of organisation.Thus, the study of a particular country or region cannot be isolated from other levels of analysis. Our purpose is (Leia mais…)