Murilo Cardoso de Castro

Diagnóstico sócio-econômico da Bacia Hidrográfica de Sepetiba – RJ

Este volume apresenta os resultados obtidos com a execução da etapa 1 do Projeto “Zoneamento econômico-ecológico da Bacia de Sepetiba, RJ”, uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal e do Instituto Estadual de Florestas (IEF-RJ) da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em convênio com o CARTOGEO/ Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade (Leia mais…)

Diagnóstico sócio-econômico do Geosistema do Maciço da Tijuca

O Diagnóstico socio-econômico  integrou o Projeto Estudo de Qualidade Ambiental do Geoecossistema do Maciço da Tijuca – subsídios à regulamentação da APARU do Alto da Boa Vista (1999-2000), sob coordenação da Profª. Drª. Ana Luiza Coelho Neto (GEOHECO/UFRJ). Este projeto consistiu na análise diagnóstica e prognóstica sobre as relações floresta-cidade, visando o zoneamento da qualidade urbana (Leia mais…)

SIG – Sistema de Informação Geográfico ou sig – sintetizador de ilusões geográficas. Desconstruindo uma formação discursiva.

Diante dos impasses de uma revelação do ser e do significado do SIG, proponho apenas resumir alguns pontos importantes de toda essa longa jornada. Algumas trilhas foram definitivamente abertas, algumas até, em parte, clareadas, sem, no entanto, estarem perfeitamente adequadas à teorização. Primeiro, espero que tenha ficado bem claro que existe uma confusão, talvez proposital, (Leia mais…)

Subsídios ao Zoneamento Ecológico Econômico do estado do Rio de Janeiro: diagnóstico socioeconômico

O Projeto Análise e qualificação sócio-ambiental do estado do Rio de Janeiro: subsídios ao Zoneamento Ecológico-Econômico resultou de um convênio entre a Secretaria Estadual do Ambiente do Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (GEOHECO e Grupo Retis) sob a coordenação geral da Profª Drª Ana Luiza Coelho (Leia mais…)


Design e desenvolvimento: SteimanKnorr.com