As fronteiras internacionais são um elemento fundamental na construção dos estados modernos. O surgimento e transformação de conurbações de fronteira estão muitas vezes ligados com a abertura de pontes e outras infra-estruturas do sistema de circulação internacional. Assim, esses espaços urbanizados são caracterizados como passos necessários de fluxos legais e ilegais de pessoas e bens. (Leia mais…)
Se presenta un estado de la cuestión sobre los estudios de las fronteras en la Argentina, de los últimos años, analizando los más recientes aportes procedentes de diferentes disciplinas, fundamentalmente de la Historia y la Antropología. Además, se revisa la mirada tradicional que la Geografía argentina tuvo sobre las fronteras. Finalmente se proponen algunas claves para entender (Leia mais…)
Serão abordados os casos da fronteira entre a Argentina e Bolívia, em relação a três aglomerados de fronteira, a través de duas aproximações sucessivas: fornecer sugestões teóricas e metodológicas sobre a relação entre as categorias território, limite, fronteira e mobilidade; desenvolver uma tipologia de mobilidades que, em conjunto, pode ser pensado como um sistema de mobilidade transfronteiriça. [PDF]
Benedetti, Alejandro (2011) Lugares de frontera y movilidades comerciales en el sur sudamericano. Una aproximación multiescalar. En: “Fronteiras em foco“. COSTA, E. A; COSTA, G. V. L.; OLIVEIRA, M. A. M. Campo Grande: Editora da UFMS, 2011, em prensa.