Este artigo tem como objetivo comparar a territorialidade das políticas de segurança e defesa desenvolvidas pelo Brasil e pela Colômbia em suas fronteiras internacionais nas décadas de 1990 e 2000, especificamente em suas respectivas regiões amazônicas. O interesse pela comparação entre os países se justifica pelo fato de as fronteiras terem assumido um papel relevante nas dinâmicas de conflito e segurança da região andino-amazônica ao longo das últimas décadas. Brasil e Colômbia oferecem pontos de vista distintos e soluções diferenciadas para serem analisados no que se refere às políticas de segurança nas fronteiras internacionais.
Por que as fronteiras se tornaram um elemento relevante para as políticas de segurança e defesa da Colômbia na década de 2000? Que comparações podem ser estabelecidas entre as políticas de fronteiras dos países amazônicos, particularmente entre o Brasil e a Colômbia? E o que isso nos diz sobre o papel das fronteiras nas atuais dinâmicas de conflito e segurança regional?
Monteiro, L. C. R. 2011. Políticas de segurança nas fronteiras na Amazônia sul-americana: uma comparação entre Brasil e Colômbia In: V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa. Fortaleza: ABED.